Descaso com a cultura deixa campineiros indignados

20/05/2012 15:38

Ainda que Campinas tenha um potencial enorme quanto a sua cultura, essa área vem sendo, cada vez mais, desvalorizada. O fechamento de teatros e a interrupção de muitas atividades culturais pela cidade são só um ‘toque final’ nesse tenebroso quadro que vem sendo pintado há alguns anos. Nenhum empenho político-administrativo no sentido de valorizar e incentivar a cultura pode ser visto recentemente, apesar da demanda crescente por essas atividades, por parte da população.

Felizmente, contamos com alguns verdadeiros heróis em nossa cidade, que assumiram essa verdadeira batalha e tentam, ainda que deparando-se com inúmeras dificuldades, manter a cultura Campineira viva de alguma forma. Não são raros educadores, profissionais do meio artístico, ONGs e entidades que estão sustentando — muitas vezes com o dinheiro do próprio bolso — atividades envolvendo música, apresentações teatrais entre outras realizações, para garantir que pelo menos o mínimo seja feito no município.

E um sinal evidente de que a cultura não vai bem na cidade foi dado esses dias. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, seguramente, uma das mais importantes do país, esteve no paço municipal protestando contra a falta de local adequado para a realização de suas atividades. O Hino Nacional além de outras musicas foram tocadas. O ato aconteceu conjuntamente com o movimento de greve dos servidores públicos, ao qual a orquestra manifestou apoio. Nas palavras de Walter Valentim: “Nós aderimos ao movimento grevista para exigir uma melhor estrutura cultural em Campinas para a orquestra, vivemos tempos difíceis na política e nesse sentido estamos junto com as reivindicações dos servidores” – disse o presidente da Associação dos Músicos de Campinas (AMC).