Internautas dão nota menor que zero para asfalto de Campinas

Há alguns meses atrás foi criada no Facebook a página “Festival do Buraco em Campinas”, com a finalidade de protestar contra a má qualidade do pavimento das ruas e avenidas da cidade. Reunindo, através da web, pessoas descontentes com essa situação. E deu muito certo! Hoje são mais de 2.500 membros, que postam fotos, vídeos e textos sobre as deterioradas vias do município.

Recentemente, foi realizada na página uma enquete perguntando qual nota os campineiros dariam para o asfalto da cidade. E o resultado não foi muito alto não. Aliás! Foi negativo... A maioria das pessoas deu notas menores do que zero para esse elemento da estrutura urbana, revelando o descontentamento geral com esse aspecto da cidade.

 



E pra piorar, em outra enquete realizada, os usuários da página compararam a operação “Tapa-Buracos” com as famosas “Pegadinhas do Malandro”. Usando da comparação para ironizar a eficiência da medida tomada pelo poder público para tampar os buracos da cidade. Para os usuários é consenso afirmar que os “remendões” realizados pela prefeitura, em pouco tempo se deterioram e passam a revelar as crateras novamente. Além de deixarem o asfalto com irregularidades e ondulações, que danificam igualmente, ou até mais, os veículos, do que propriamente os “buracos”.

 



O movimento não tem dono, nem é moderado por alguma instituição ou entidade. Todos que participam têm os mesmos poderes dentro da página, assim o conteúdo exposto flui de forma livre e viva, sendo uma prova de que a internet hoje serve de palco para que as pessoas exerçam sua cidadania através das redes sociais.


Lembrando que para os internautas ativistas o asfalto é só uma das faces dos muitos problemas de Campinas. O descaso em relação às vias públicas é o mesmo que está presente em outras áreas da cidade. Pior do que as improvisações para tampar os buracos no asfalto são os remendos na educação, na saúde, na segurança e na educação. Esses, com consequências muito piores do que o desgaste de uma suspensão ou um pneu rasgado.
 

*por Cristovan Grazina
facebook.com/cristovangrazina