SAMU prejudicado pelo fato da cidade estar sem prefeito?

28/03/2012 02:04

Paramédico afirma que atendimento está passando por "dificuldades" devido a crise política na cidade

 

Há uma semana chegou até a equipe do Canal Campinas uma queixa com relação à qualidade e eficiência do serviço prestado pelo SAMU na cidade. O relato foi feito por uma fonte que preferiu não se identificar, revelando um quadro extremamente preocupante com relação a esse serviço de emergência.
 

A denúncia da conta de que certo dia, quanto o tio da fonte teve um surto devido a seus problemas de natureza psicológica, um de seus familiares acionou o SAMU, porém, ao contrário do que se esperava, a atendente afirmou que não haveria equipe médica disponível para prestar atendimento à ocorrência.

 

Após muita insistência e inúmeras ligações, uma unidade se deslocou para o local. Só que mais uma vez algo inusitado aconteceu. Além de a equipe encaminhar seu tio, que já agonizava sem controle sobre suas atividades motoras, para um hospital ou local onde pudesse ser atendido adequadamente, foi-lhe aplicada uma injeção popularmente conhecida como “sossega leão”, para que o paciente dormisse pela noite toda. Uma medida extremamente brusca, que complicou ainda mais o quadro daquele homem.   
 

No outro dia pela manhã, segundo a fonte, seu tio acordou ainda muito pior. Tendo espasmos e demonstrando completa ausência de juízo perante seus atos. E mais uma vez a família teve que insistir muito para que uma equipe fosse até o local. E quando chegaram, após aplicarem mais uma injeção do mesmo tipo da mencionada anteriormente, foram indagados pelos familiares do paciente sobre os problemas com o atendimento. Um dos membros da equipe médica se justificou dizendo (pasmem) que devido à crise política na cidade e o fato de Campinas estar sem prefeito, o atendimento na cidade estaria sofrendo com dificuldades

 

Uma justificativa muito difícil de entender, cá entre nós.

 

Fato é que a vida de pessoas está em jogo, e muitas delas sendo perdidas devido à falta de eficiência do serviço prestado. Valendo lembrar que as deficiências quanto ao atendimento, praticamente em sua totalidade, não existem por culpa dos membros das equipes médicas, pessoas cumpridoras de ordens, que também são vítimas dessa situação, por sempre se esforçarem para prestarem socorro a todos da melhor maneira possível, porém, muitas vezes esbarrando na questão das péssimas condições de trabalho oferecidas.

 

É uma oportunidade para cobrar, sim, de nossas autoridades para que algo seja feito em relação a esse problema citado. Pois é o poder público, em seus diversos níveis de governo, o responsável pelas falhas recorrentes na questão da saúde no Brasil e também em Campinas.