Pochmann é escolhido pelo PT para eleição municipal

16/04/2012 13:17

Presidente do Ipea foi indicado por Lula e deve concorrer à prefeitura

 

MARCELO VILLA - CAMPINAS


 

O presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann, venceu as prévias do PT para a escolha do candidato do partido a prefeito de Campinas. A votação ocorreu em cinco regiões da cidade e o economista, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obteve 66,9% dos votos.

A eleição interna do PT foi realizada das 9h às 17h de anteontem, e mobilizou 1.476 militantes.

Pochmann disputou as prévias com o ex-deputado estadual Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho. A apuração terminou por volta de 23h30 e o economista foi declarado vencedor com 988 votos. Já como candidato do partido, ele discursou aos militantes no início da madrugada de ontem. Tiãozinho obteve 488 votos.

O ex-deputado estadual Renato Simões (PT), um dos principais articuladores da candidatura do economista, postou no Twitter uma frase do discurso de Pochmann: “Não há vencidos ou vencedores, o PT ganhou.”

Na página de Tiãozinho no Facebook, militantes e simpatizantes publicaram mensagens de apoio no tom de “a luta continua”.

Pochmann preside o Ipea, órgão ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, há cinco anos. Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez doutorado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde é professor desde 1995. Entre 2001 e 2004, foi secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade, no governo Marta Suplicy, em São Paulo.

COLIGAÇÕES

O PT de Campinas volta a realizar reunião dia 5 de maio para discutir coligações para as eleições municipais de outubro. Fontes ligadas ao partido informam que não está descartada uma eventual composição como o PSB, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado federal Jonas Donizette.

Essa articulação passaria pelos diretorias estaduais dos dois partidos e envolveria o apoio do PSB à candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Hadadd à prefeitura da Capital. Mas, oficialmente, o PT de Campinas mantém o discurso de candidatura própria.

PSDB

Ocorre que o PSB tem um pré-acordo com o PSDB, que indicaria o vice na chapa liderada por Jonas. No entanto, a aliança foi abalada na última semana com a derrota do vereador Arly de Lara Romeo (PSB) na eleição indireta para o mandato-tampão, vencida pelo prefeito Pedro Serafim (PDT). Nenhum dos quatro vereadores da bancada tucana votou no candidato apoiado por Jonas.

Nos bastidores, lideranças tucanas já falam em rompimento da aliança para lançar candidatura própria à prefeitura.

Por: Todo dia