Operação Tapa-Buracos percorre 117 vias públicas até o final do mês

26/04/2012 10:34

A Operação Tapa-Buracos, da Secretaria de Serviços Públicos vai percorrer 117 ruas e avenidas de 44 bairros até o final deste mês.

Até o momento, a Coordenadoria de Administrações Regionais (COAR), responsável pelo cronograma da operação, já tapou 47.319 buracos existentes em mais de 2.227 ruas e avenidas dos bairros e distritos da cidade gerenciados pelas administrações regionais e subprefeituras.

As ações da operação tapa-buracos são realizadas a partir das 8h, exceto em dias de chuva, pois, de acordo com o coordenador das administrações regionais, João Batista de Toledo Guedes, a massa não adere bem ao solo.

Além das 16 equipes de asfalto da Prefeitura, outras 6 equipes terceirizadas começaram a executar os serviços de tapa-buracos na última semana. As equipes da operação tapa-buracos trabalham conforme as normas de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual como luvas, botas com ponteira de aço, coletes com faixa refletiva e protetores de ouvidos.

O trabalho das equipes conta com a colaboração da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que fica responsável pela interdição do trecho onde os funcionários atuam, monitorando o tráfego e orientando os motoristas sobre desvios e rotas alternativas.

A participação da EMDEC é especialmente importante na região central e vias de grande fluxo.

Dados

A Operação Tapa-Buracos foi retomada pela atual administração no início de fevereiro. Os serviços tinham ficado paralisados por cinco meses, o que gerou inúmeras reclamações por parte da população.

Os trabalhos começaram pelas principais vias públicas, priorizando os itinerários de ônibus e foi se expandindo para os demais bairros da cidade. No mês de fevereiro, a operação foi ampliada e, na região central, passou a ser realizada no período noturno, com o objetivo de não causar desconforto aos motoristas ou atrapalhar o comércio local. Ainda em fevereiro, dois mutirões foram realizados na região Leste e contemplaram os bairros Jardim Nossa Senhora Auxiliadora nos dias 7 e 8 de março, e Vila Costa e Silva, no dia 9.

O serviço atende a cidade em sua totalidade, exceto as vias públicas dos bairros da Administração Regional 14, cujas ruas são de terra, e o distrito de Joaquim Egídio que possui ruas calçadas com paralelepípedos.

 
Por : Jornal Local