Operação Volta às Aulas é ampliada em Campinas

30/01/2012 00:57

Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec intensificam os trabalhos de fiscalização em frente à escolas e universidades

RAC - A Operação Volta às Aulas, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), entra em sua segunda semana e chega a mais seis escolas de Campinas a partir desta segunda-feira (30).

O trabalho é feito por agentes da mobilidade urbana da empresa, que realizam diversas ações de conscientização no entorno das escolas. De acordo com a Emdec, o trabalho busca ampliar a segurança dos alunos nos horários de entrada e saída das aulas.

A operação segue o calendário de início do ano letivo de cada unidade. Alunos, pais, condutores do transporte escolar e usuários normais da via recebem orientações.

Na semana de 23 até 27 de janeiro, outras seis instituições educacionais foram contempladas com a operação. Ao todo, a Operação Volta às Aulas irá beneficiar 16 unidades de ensino, entre colégios e universidades.

Nesta segunda-feira (30) o trabalho ocorre nas proximidades do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em frente ao Colégio Progresso Campineiro e no Colégio Anglo / COC. Na terça-feira (31) é a vez das escolas estaduais Carlos Gomes, na Avenida Anchieta, e Professor Aníbal de Freitas, na Rua 1º de Março, receberem os agentes. As ruas próximas ao Colégio Novo Anglo, no Cambuí, também receberão ações.

O trabalho é feito por 40 agentes da Emdec, que durante a Operação Volta às Aulas, adotam cinco principais intervenções viárias.
Os fiscais orientam aos alunos atravessarem na faixa, sempre junto aos portões das escolas.

Durante a madrugada a Emdec também faz a reserva de vagas, principalmente em locais críticos, garantindo mais uma faixa de rolamento para o escoamento do fluxo de veículos. Eles também orientam e fiscalizam os condutores para a realização de embarque e desembarque de forma rápida e segura, e em local apropriado, além de coibir a parada em fila dupla e evitando o fechamento dos cruzamentos, principalmente em horários de picos, como a entrada e saída de alunos.

Além disso, a operação especial também fiscaliza os veículos cadastrados no Sistema de Transporte Escolar também, para verificar se realizaram a vistoria obrigatória, se estão devidamente documentados e se respeitam o limite de lotação.

Nas próximas semanas o trabalho chega a outros colégios de Campinas e às portas da Universidade Paulista, PUC-Campinas e Metrocamp. A Operação Volta às Aulas continua até o dia 27 de fevereiro.