Escuridão na Lagoa amedronta frequentadores

30/03/2012 11:09

 

Usuários criticam manutenção e evitam espaço interno do parque à noite     

Considerada uma das maiores áreas de recreação e lazer de Campinas, a Lagoa do Taquaral está às escuras. Os frequentadores reclamam da falta de manutenção e troca das lâmpadas e temem utilizar o espaço interno do parque após as 19h. Mesmo com a queixa dos frequentadores, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) informou que a manutenção da iluminação no local é feita com frequência.

A estudante Bianca Franco, de 20 anos, frequenta a Lagoa do Taquaral semanalmente, mas só se arrisca a utilizar o espaço interno durante o dia. “À noite, eu não venho pela falta de iluminação e porque acredito que não há segurança. Depois das 19h, só me arrisco a passar aqui de carro”, disse.

O técnico de sistema de segurança eletrônica, Willian Marcato, de 23 anos, vai ao parque uma vez por semana, mas também não costuma entrar. “Sempre venho aos domingos para fazer caminhada, mas só utilizo a parte externa, porque dentro é muito escuro. A própria entrada do parque é escura”, reclamou.

O comerciante Daniel Costa Sanches utiliza a área de lazer frequentemente para fazer caminhadas e diz que sempre encontra lâmpadas queimadas. “Isso já se tornou rotina. Há muitos espaços escuros, principalmente na área da Concha. Mas o parque, de maneira geral, precisa de reforço na segurança e na manutenção. Afinal, é uma referência de Campinas e precisa de mais zelo da Prefeitura”, afirmou.

O parque tem cerca de mil lâmpadas, distribuídas em postes com mais de um bocal e em pontos de iluminação. A vida útil de cada uma delas varia entre seis e oito meses e, em média, 30 lâmpadas são trocadas semanalmente, segundo informações da Secretaria de Serviços Públicos.

Mesmo com a reclamação dos frequentadores do espaço, a Pasta informou que a avaliação da iluminação do parque é feita diariamente pelo DPJ e, sempre que uma delas é encontrada queimada, a substituição é feita, no máximo, em dois dias.

A Secretaria de Serviços Públicos informou ainda que, por permanecerem acesas a noite inteira e expostas ao tempo, a vida útil das lâmpadas do local costuma ser menor.

 

Por: Correio Popular