Cartórios ampliam atendimento

02/05/2012 14:58

Zonas eleitorais funcionam das 9h às 18h até dia 9, quando termina o prazo para regularizar situação eleitoral


 

Atendimento em cartório em Campinas
(Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN)
 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

 

Até o próximo dia 9 todas as zonas eleitorais de Campinas abrirão três horas mais cedo, inclusive no sábado e domingo, das 9h às 18h, para que a população possa regularizar ou tirar a primeira via do título de eleitor. Desde segunda-feira o atendimento ao público, no Fórum Central, onde estão localizadas todas as zonas eleitorais, foi ampliado em três horas — o horário normal de atendimento é das 12h às 18h — devido à aproximação do prazo final para alistamento eleitoral e transferência de títulos, o qual se encerra na quarta-feira da próxima semana.

A chefe de cartório eleitoral da 33 zona de Campinas, Cláudia Sperb, pediu para que a população não deixe para a última hora para resolver a situação. Ela também avisou que acompanhantes não estão autorizados a entrar no prédio por motivos de segurança.

“Mas, no caso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, o acompanhante está liberado. Os eleitores que estiverem nessa situação é importante que venham para que seja mais fácil de votar e para que tenha atendimento prioritário na escola mais fácil dele chegar”, explicou. Ontem, devido ao feriado, a quantidade de pessoas foi abaixo do esperado nas zonas eleitorais.

O atendimento para a esteticista Márcia Regina Pelissari, de 39 anos, e para o funcionário público estadual José Geraldo Fernandes, de 50 anos, foi mais rápido do que imaginavam. “Eu pensava que demoraria 40 minutos, mas deve ter durado 10 minutos, no máximo. Foi bem rápido”, contou Fernandes. Ambos vieram transferir o título de Santos para Campinas. “Fica complicado ir até lá e eu quero poder ajudar a mudar essa situação caótica que está a cidade com o meu voto”, disse Márcia.

A estudante Ana Clara Soltovski, de 18 anos, também aproveitou o feriado para tirar o título de eleitor. “Como faço cursinho e nunca tenho tempo, pois sempre há simulados nos finais de semana, fica muito corrido. Para mim foi excelente”, contou. Este será o primeiro ano que ela irá votar. “Acho que é um bom ato do cidadão. Se todo mundo pensar que o voto não muda nada, realmente não vai mudar”, disse.

A dona de casa Cristina de Souza, de 39 anos, foi com a família fazer a transferência do título de eleitor de Hortolândia para Campinas. “É bom que esteja funcionando no feriado e até no próximo final de semana, assim, quem não tem tempo pode vir. Ajuda porque fica mais tranquilo e não tem fila”, afirmou.

Documentos
Quem for tirar o título pela primeira vez deve levar documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte azul não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/naturalidade e filiação, respectivamente. “Quem deixou de votar por três eleições, sem justificar, deve recolher o que deve e reciclar o título que está cancelado. Sem ele, a pessoa não pode, por exemplo, tirar passaporte e CPF”, explicou Cláudia.

No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, o documento de identificação e comprovante de residência recente. É necessário que tenha decorrido pelo menos um ano da inscrição ou transferência anterior e residência mínima de três meses no novo endereço. Quem teve o título extraviado pode solicitar a segunda via até 27 de setembro, no cartório eleitoral onde está inscrito. A segunda via somente é emitida nos casos em que não há qualquer alteração de dados ou endereço.

 

Por:Correio Popular