CAPs ganha atendimento 24h a dependentes

30/03/2012 11:46

Prefeitura inaugura oito leitos de funcionamento initerrupto para atender pacientes em unidade       

 

Campinas inaugurou ontem o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs III-AD) de atendimento 24 horas, o Reviver. A unidade já funcionava, mas a partir de agora terá oito leitos para receber pacientes que necessitam de cuidado integral. Dos 400 dependentes químicos atendidos mensalmente pelo Caps, em média 120 necessitam em algum momento do uso do leito. Além do CAPs, a Secretaria de Saúde promete entregar em 90 dias o consultório de rua, projeto planejado anteriormente para ser entregue no primeiro trimestre deste ano.

O CAPs III vai oferecer atendimento clínico psiquiátrico, psicoterapêutico e visita domiciliar, além de outras atividades às pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência química de álcool e outras drogas como o crack, e a seus familiares. Os leitos noite, como são chamados, vão atender apenas os pacientes já inseridos no serviço da unidade. “Eles vão fazer parte do projeto terapêutico”, disse a coordenadora da unidade, Fabiana Marelli Mancilha

Fabiana explicou ainda que nem todos os pacientes atendidos no CAPs precisarão utilizar os leitos 24 horas. “Em um momento de recaída, por exemplo, o nosso paciente chega e diz que não está bem e a gente oferece o leito como um suporte. E a permanência nele vai depender da necessidade do paciente”, afirmou. O tempo de permanência pode variar de três a sete dias, segundo Fabiana. “E mesmo que o paciente tenha alta do leito, ele vai continuar no processo de tratamento”, complementa.

O novo serviço foi implantado no bairro Taquaral e vai atender aos pacientes das regiões Norte e Leste, das quais fazem parte bairros como o Centro e Jardim São Marcos. Além da unidade, outras opções de leito para esses casos são o Hospital Ouro Verde e o Serviço de Saúde Mental Doutor Cândido Ferreira.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, disse que o atendimento 24 horas vai melhorar a eficácia das ações de rede de atenção integral para os usuários de transtorno mental e álcool e de outras drogas. “Existem outros equipamentos, mas esse aqui talvez seja o nosso modelo principal. É um equipamento de saúde que está aberto aos dependentes que livremente venham nos procurar. Temos uma equipe multidisciplinar para o atendimento clínico e agora estamos estendendo essas ações durante 24 horas.”

Segundo Brandão, o objetivo ainda é ampliar as ações de atenção ao dependente químico com futuros CAPs e Caps infantil. “Ainda não temos cronograma de quando isso vai acontecer, mas a Secretaria de Saúde de Campinas vem trabalhando com empenho para que isso aconteça o mais breve possível.”

Um dos projetos da pasta é o Consultório de Rua, que também deveria ser entregue no primeiro trimestre deste ano, segundo prometeu, em dezembro de 2011, o então secretário de Saúde, Adilson Rocha Campos. O novo prazo dado por Brandão é de 90 dias para que o ônibus passe a circular oferecendo o atendimento aos dependentes de droga. “Estamos em uma fase de formação da equipe e, enquanto isso, o ônibus que vai abrigar o consultório está sendo preparado. Acredito que em mais três meses a gente já está colocando ele na rua.”

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), disse na inauguração que Campinas possui atendimento de excelência à pessoa dependente de substâncias químicas. O prefeito disse ainda que tem orgulho da saúde de Campinas e que existe uma “campanha sistemática” contra o serviço público de saúde oferecido pelo município, que chamou de mentirosa.

“Vem gente do Brasil inteiro atrás do nosso serviço de saúde. Não é porque demorou para atender uma dor de barriga em um pronto-socorro que o trabalho da saúde de Campinas pode ser desmerecido. É injustiça fazer uma campanha sistemática contra o atendimento de saúde de Campinas”, disse.

 

Por:RAC